No dia 13 de outubro o Movimento de Defesa Animal de Pernambuco (MDA), esteve reunido com com a Diretora de Vigilancia à Saúde da Prefeitura do Recife, Adeilza Ferraz e o Gerente do Programa de Saúde Ambiental, Otoniel Barros. O MDA esta pedindo a re-ativação do Conselho Gestor onde está previsto a participação de organizações não governamentais (ONGs). Caberá as ONGs contribuir para melhorias dentro do atual sistema e a fiscalização para o cumprimento da Lei nº 14.139/2010 ( que estabelece o controle populacional e veta o sacrifício de cães e gatos que vivem nas ruas no Estado de Pernambuco).
Os dirigentes informaram que já estão cumprindo a Lei e não estão recebendo nem capturando animais, exceto os casos, acompanhados por laudos veterinarios, para eutanasia.
Acredita-se que a lei não está sendo cumprida exatamente como prevista, visto que, um simples laudo assinado por um Veterinário facilitaria a morte dos animais apreendidos ou seja, os laudos estão sendo lavrados sem que haja a comprovação laboratorial.
A Lei diz no Artigo 4º inciso II : O laudo descrito no inciso I, nos casos em que se façam necessários para diagnóstico dos males, doenças graves e enfermidades infectocontagiosas, deverá ser precedido de exame laboratorial;
Participaram do Encontro pelo MDA: Luiz Leoni (ABRALA) ; Drs. Werner Payne e Cristiane Grille (Veterinarios Sem Fronteiras-VSF);Flavia Gonçalves (Veterinários Sem Fronteira-VSF) ,Marta Dubeaux ; Zarela ( Rede de Adoção de Animais) ; Conceição Maciel (SOS 4 Patas); Stella Maris ( Savama) ; Maria Helena ( Gato Feliz & Cia) ; Maria Padilha ( AADAMA) , Neuma Borba,(AAPA) e Goretti (Dog Mídia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
TIRE SUAS DÚVIDAS DEIXANDO UM COMENTÁRIO