domingo, 17 de janeiro de 2010

Chã Grande quer "deportar" animais para o Recife

2010-01-07 11:06

Denúncia // Prefeitura pediu ajuda ao CVA do Recife. Entidades se mobilizaram contra

A Secretaria de Saúde do município de Chã Grande, localizado na Zona da Mata pernambucana, tomou uma decisão que desagradou os criadores de cães e gatos. O secretário de saúde, Jairo Paiva, pediu ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA) do Recife para recolher os animais que estivessem nas ruas da cidade. Temendo que os animais terminassem sendo sacrificados, entidades defensoras se mobilizaram e conseguiram suspender, pelo menos temporariamente, a ação, prevista para durar três dias. A associação de Amigos e Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (Adama) e a Organização Não-Governamental Veterinários Sem Fronteiras vão apresentar ao município uma contra proposta para evitar a transferência para o CVA de Recife. As duas entidades querem sensibilizar a população de Chã Grande. Fazer com que os moradores da cidade adotem os bichos que estão na rua e permanecerem com os que já têm, ainda que doentes.

A denúncia partiu da assistente social Neuma Borba. Ela estava fazendo uma visita em Chã Grande e ouviu um carro de som anunciando uma parceria entre as prefeituras das duas cidades para recolher animais de estimação. Na manhã de ontem, a assistente social presenciou os animais sendo recolhidos. "Acho que houve uma arbitrariedade cometida pelas duas prefeituras. Não poderiam ter recolhido todos os animais que estavam na rua. A maioria estava saudável. O mais grave é que em cidade de interior os animais costumam ficar soltos", comentou a assistente social. Atordoada, ela saiu avisando a vizinhança que o CVA iria recolher os bichos que estivessem nas ruas.

Esclarecimentos - Ao saber do ocorrido, a presidente da Adama, Maria Padilha, resolveu buscar esclarecimentos nas duas prefeituras. "Liguei para o secretário de saúde e também para a diretora da vigilância sanitária do município e pedi para que a ação fosse suspensa. Vamos apresentar um projeto para que os cães e gatos passem por esterilização. Mostraremos outras alternativas", adiantou. Maria Padilha questionou a maneira escolhida pelo município de Chã Grande pararesolver o problema dos animais que estão doentes ou nas ruas. "Só trazer esses cães para Recife dentro de uma carro já é considerado maus tratos. É um absurdo uma coisa dessa", criticou.

Segundo informação da assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Recife, a ação de colaboração entre as duas prefeituras é legal e a entidade seguiu orientação do Ministério da Saúde (MS). "O MS diz que o município que não tem CVA pode solicitar auxilio àquele município que tem. Uma equipe foi até o local depois que a Secretaria de Saúde de Chã Grande fez um ofício para o CVA do Recife solicitando a ação".

A assessoria de imprensa acrescentou que os cães que já foram recolhidos na ação de ontem ficarão em um canil separado e não serão sacrificados. Passarão por uma avaliação veterinária e depois serão disponibilizados para adoção.

Já o Secretário de Saúde de Chã Grande, Jairo Paiva, disse que aguarda a visita das entidades de defesa dos animais. "Vamos ouvir a proposta deles e a nossa intenção é resolver oproblema da melhor maneira possível. Enquanto isso o recolhimento fica suspenso", garantiu. Ele explicou ainda que a ação foi motivada por pedidos da própria população, que estava reclamando do grande número de animais abandonados nas ruas da cidade.



Fonte: Jornal Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIRE SUAS DÚVIDAS DEIXANDO UM COMENTÁRIO