domingo, 26 de julho de 2009

VSF no Centro de Controle Ambiental

Em visita ao CVA-Recife, a VSF buscou saber as propostas do veterinário responsável Dr. Amaro em relação ao Controle Populacional dos Municípios que enviam animais a este Centro de Controle de Zoonoses onde ainda se pratica o sacrifício de animais sadios.

A VSF sempre se preocupou com animais que são sacrificados de forma indiscriminada, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde, não existe nenhuma prova de que a eliminação de cães tenha tido um impacto significativo na densidade das populações caninas ou na propagação da raiva.


O Manual Técnico do Instituto Pasteur ressalta que a apreensão e a remoção de cães errantes desenvolvidas sem conotações epidemiológicas, sem o conhecimento prévio da população tem mostrado pouca eficiência no controle de zoonoses.

Portanto, precisamos reduzir a população de animais através de programas eficientes e direcionados sobre posse responsável e esterilização de animais.



VSF, Cão Sem Dono e Dr. Amaro do CVA-Recife

Um comentário:

  1. Adorei saber que vcs existem. Conheço pouquíssimos veterinários que amam realmente os animais e buscam tornar melhor as suas vidas. Sei que todos são profissionais e não podem viver somente de serviço altruísta mas o que tenho visto é uma grande indiferença pelo sofrimento dos animais que é provocado quase sempre pelos seres humanos.
    Parabéns pelo trabalho e que Deus os inspire sempre.

    ResponderExcluir

TIRE SUAS DÚVIDAS DEIXANDO UM COMENTÁRIO